Quando falamos de comportamento do consumidor, existe sempre uma percepção sobre as gerações e as diferenças entre elas.
Quem são os millenials e qual a importância dessa informação?
Com o avanço da tecnologia em níveis exponenciais, a forma de pensar e interagir de cada geração mudou. Percebemos isso nos vídeos de bebês que ao verem um rádio antigo gritam: alexa!
Vamos entender como cada geração se comporta pois na definição de uma estratégia de comunicação e marketing!
Veja as datas e suas respectivas nominações e características:
Baby Boomers:
Aqueles que nasceram entre aproximadamente 1946 e 1964, sofreram os impactos pós-guerras onde a disciplina militar era valorizada e o medo da escassez eram constantes.
Geração X:
São as pessoas que vieram entre 1965 e 1980. Foram as que tiravem uma certa estabilidade pós-guerra e passaram a lutar por direitos de trabalho e culturais, Paralelamente a isso, começarmos a nos desenvolver industrialmente e a formalização dos contratos de trabalho, assim como o surgimento de diversas universidades. Essa geração ouviu os pais mandando estudar para concursos
Geração Y ou Millennials:
São os atuais (2024) quarentões, nascidos entre 1981 e 1996. São assim chamados pois eram muito jovens na virada do milênio (anos 2000) e já tinham mais acesso a tecnologias e possibilidades de comunicação, deixando de lado a necessidade de estabilidade, pois novas funções e formas de trabalhar foram criadas.
Geração Z:
Podemos chamar de geração tecnológica os nascidos entre 1997 e 2010. A internet e o celular já eram uma realidade. Tudo era ‘encontrável” na tela do computador. Passaram a ter preocupações com meio-ambiente, sociais, culturais, diferente de gerações anteriores que tinham questões mais básicas de sobrevivência (não descartando países e mesmo no Brasil que ainda englobam uma população sem acesso à alimentação, moradia, entre outros)
Geração Alfa:
Nascidos a partir de 2010 são chamados pelos mais velhos de Geração Mimimi, pois são mais sensíveis mas também mais flexíveis e totalmente dependentes das tecnologias. São aqueles que tiveram a chance de não ter que raciocinar ou correr muito atrás das informações pois tudo já está, literalmente, na palma da mão.
Você conhece o seu público-alvo e como ele interage com o mundo? Converse com nossa equipe e seja mais assertivo nos seus eventos. Visite nosso Instagram e conheça um pouco mais!