Uma recente pesquisa divulgada em relatório pela agência Latam Intersect PR (LIPR) mostrou queda na confiança dos consumidores em influenciadores.
O relatório mostra que o crescimento de investimentos em publicidade digital aumentou exponencialmente, por outro lado, ocasionou uma dispersão e perda do poder de influência de perfis. Além disso, as notícias e processos envolvendo a divulgação de produtos e serviços ilícitos ou nocivos aos consumidores, que resultou inclusive em prisões, contribuíram para a queda na confiança dos consumidores em influenciadores.
Como resultado, de acordo com a pesquisa divulgada no relatório, 2022 para 2024, o percentual de pessoas que confiavam em influenciadores caiu de 58,1% para 37,7%. O documento também cita a “trend” des-influência, que foi iniciada no tiktok (#deinfluencing). Ela está relacionada não apenas à busca por mais autenticidade online como também à pratica de consumo mais consciente.
O consumo de mídias sociais em alta
Ao contrario da confiança dos consumidores em influenciadores, o de tempo nas redes sociais aumenta a cada ano. Em um estudo chamado “Tendências e Novidades 2024”, da Comscore Social, o Brasil é o 2º maior consumidor de mídias sociais no mundo e o 1º na América Latina em tempo de navegação. Os brasileiros chegam a passar 9h por dia conectados, portanto, há um enorme potencial de consumo.
Microinfluenciadores e funcionários são fontes de credibilidade
Os perfis com 10 mil a 100 mil seguidores são chamados de Microinfluenciadores. Voltados para nichos de mercado, portanto, mais especializados, estes perfis são considerados mais confiáveis. Além disso, eles geram maior impacto entre os seguidores, chegando a 26%, enquanto um perfil de celebridade chega a 13%.
Os funcionários das empresas também são fontes de credibilidade e, desde 2022, já se percebia o potencial dos “employees” para criar uma maior conexão com o público. Utilizando-se de uma relação mais horizontal e direta de comunicação, eles se comunicam com nichos da sua área. Diante disso, algumas empresas estão treinando seus colaboradores para atuarem como influenciadores das marcas, gerando conteúdos estratégicos para o mercado em que atuam.
Autenticidade como ferramenta
Em suma, seja qual for a estratégia de marketing da empresa para divulgação de seus produtos e serviços, é importante considerar os fatores relevantes para o público como autenticidade, transparência e agilidade nas informações. Se você quer saber um pouo mais, em nosso artigo anterior falamos um pouco das tendências de marketing para 2025 . Vale a pena ler.
Consulte nossa equipe na hora de buscar um evento para criar uma experiência diferenciada para o seu público!